O texto “O Ensino de Desenho nas Escolas de Arquitetura e a Influência da Informática” fala, principalmente, da busca pela melhor maneira de incluir a utilização de softwares de computador nas universidades sem prejudicar, no entanto, a capacidade dos estudantes de solucionar novos problemas. Assim como disseram Cabral Filho e Santos, os estudantes devem “Aprender a aprender a usar o computador” e, desse modo, estimular a criatividade.
Com o auxílio do computador, hoje, é possível transmitir uma idéia que há pouco tempo só poderia ser transmitida por meio de vários desenhos. Mas, apenas aprender atalhos de softwares ou a elaboração de tais desenhos não é o mais importante. Com a velocidade com que eles avançam é mais interessante aprender a destrinchá-los com auxilio de manuais e monitores em caso de pequenas dúvidas.
Isso não implica no descarte de matérias de desenho, pois elas apresentam conceitos que continuam válidos, mas sim em uma adaptação dessas à informática. Os computadores devem ser utilizados na arquitetura no desenvolvimento de desenhos conceituais que transmitam idéias, conceitos. A informática aumenta a disponibilidade de tempo “otimizando” desenhos e projetos, mas nunca os substituindo.
Enfim, universidades devem aos poucos se adaptar a utilização de computadores na arquitetura não apenas ensinando a usar os softwares mas “ensinando a aprender(Cabral Filho).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário